Impactos da depressão pós-parto no desenvolvimento infantil: uma revisão sistemática

  • Aislan José de Oliveira Centro Universitário Campos de Andrade / Universidade Metodista de São Paulo
  • Dianny Xavier Mamédio Centro Universitário Campos de Andrade
  • Liana Maria Cruz Centro Universitário Campos de Andrade
  • Luiz Roberto Marquezi Ferro Universidade Metodista de São Paulo
  • Manuel Morgado Rezende Universidade Metodista de São Paulo

Abstract

Introdução: A Depressão Pós-Parto (DPP) envolve diversas questões, como a saúde da mulher, a vinculação entre mãe e filho e a estrutura familiar. Objetivo: averiguar se existem implicações da DPP para o desenvolvimento socioemocional infantil, com destaque aos possíveis consequentes negativos e ao tipo de apego estabelecido pela criança. Método: trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, exploratório e de revisão de literatura sistemática. Foram consultadas as seguintes bases de dados: Lilacs, Index Psicologia, BDENF-Enfermagem e MedlineContemplam-se documentos em língua portuguesa,com os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): depressão pós-parto; relações mãe-filho; desenvolvimento infantil. Depressão Pós-Parto; Desenvolvimento Infantil and Depressão Pós-Parto e relações mãe-filho. Resultados: Aplicando esses critérios de inclusão e exclusão a análise final foi baseada em 16 artigos. Conclusão: A análise dos artigos selecionados demonstrou que as bases do desenvolvimento infantil se estabelecem no período gestacional e no pós-parto e desta forma, em casos onde o vínculo materno é prejudicado em decorrência da depressão pós-parto, a criança pode apresentar apego inseguro gerando consequências no seu desenvolvimento futuro.

Author Biographies

Aislan José de Oliveira, Centro Universitário Campos de Andrade / Universidade Metodista de São Paulo

Graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, doutorando em Psicologia da saúde pela Universidade Metodista de São Paulo, Mestre em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná e Especialista em Dependências Químicas. Atua como Psicólogo clínico e professor universitário com experiência na área de Psicologia clínica e Avaliação Psicológica, com ênfase em Dependências Químicas atuando principalmente nos seguintes temas: Tratamento (Comunidades Terapêuticas, Clínicas e Centro de Atenção Psicossocial), estruturação de serviços de tratamento, desenvolvimento, análise, avaliação e implementação de Programas Terapêuticos.

Dianny Xavier Mamédio, Centro Universitário Campos de Andrade

Psic´ologa Clínica

Liana Maria Cruz, Centro Universitário Campos de Andrade

Psicóloga Clínica

Luiz Roberto Marquezi Ferro, Universidade Metodista de São Paulo

Doutorando em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo. Mestre em Promoção de Saúde pela Universidade de Franca. Possui pós graduação (especialização) em filosofia e ensino de filosofia (2011) pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais; pós graduação (especialização) em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, pela Universidade Estácio (2020); graduação em Teologia pelo Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirao Preto (2003), graduação em Psicologia pela Universidade Paulista - UNIP (2011), graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais (2007) e graduação em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirao Preto (1999). Foi professor no Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirao Preto.

Manuel Morgado Rezende, Universidade Metodista de São Paulo

Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP (1979), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC-Campinas (1993), doutorado em Saúde Mental pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP (1999) e Pós-Doutorado em Psicologia da Saúde pela Universidade do Algarve, UALG, Portugal. Professor Titular da Universidade Metodista de São Paulo, UMESP. Professor aposentado da Universidade de Taubaté, UNITAU. Presidente fundador da Associação Brasileira de Psicologia da Saúde, ABPSA ( 2006-2008 e 2015-2018) Editor da Revista Mudanças: Psicologia da Saúde ( 2008-2011). Membro da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Processos Psicossociais na Promoção de Saúde. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: riscos à saúde mental e à vida, abuso de substâncias, prevenção e tratamento de dependência de drogas, paternidade e promoção de saúde grupal e comunitária. Editor da Revista Psicólogo inFormação. Editor Associado da Revista Psicologia Saúde & Doenças. Membro do Conselho Científico da , Revista Latino-americana de Psicopatologia Fundamental.

Published
2024-09-08
Section
Artigos